"Educação Física é educação, na medida em que reconhece o homem como arquiteto de si mesmo e da construção de uma sociedade melhor e mais humana."
Vitor Marinho de Oliveira

terça-feira, 27 de maio de 2014

FUTEBOL: PAIXÃO NACIONAL

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRA
Autor: Cândido Portinari
Título da Obra: Futebol
Óleo sobre tela
Dimensões: 97 x 130 cm
Coleção Particular


FUTEBOL: PAIXÃO NACIONAL

 ANA PAULA SILVESTRE DOS SANTOS

No texto anterior mostramos que o futebol, em especial o institucionalizado sempre foi utilizado para distrair a população para os problemas políticos, sociais e econômicos. Entretanto, o futebol pode e deve ser pensando enquanto uma prática corporal que trabalha o corpo e possibilita a reflexão crítica de seus praticantes e admiradores.

Existe uma imensa possibilidade de tratarmos o futebol dentro de uma perspectiva solidária, coletiva e organizada. Um bom exemplo disso são as peladas e/ou futebol de várzea.

 Na escola, fazemos uso do futebol enquanto teoria e prática, na sua proposta pedagógica, aprendemos sua história, seus fundamentos técnicos, táticos, regras, sua relação com a saúde, com o lazer, e o seu uso enquanto aparelho ideológico por parte dos domantes.

Diante dessas considerações é possível compreender que o futebol praticado na escola, nas ruas, na comunidade é uma importante ferramenta na construção de uma personalidade própria, de uma cultura própria, onde os sujeitos são os atores do espetáculos e não apenas espectadores, ou melhor dizendo, telespectadores, através dele podemos transmitir valores, fair play e formar pessoas que gostem sim de futebol, mas que nem por isso, fiquem alienados, fechando os olhos para aos problemas que enfrentamos na saúde, na educação, na segurança, no transporte público, na política, na economia e em todos a esferas da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário