"Educação Física é educação, na medida em que reconhece o homem como arquiteto de si mesmo e da construção de uma sociedade melhor e mais humana."
Vitor Marinho de Oliveira

terça-feira, 27 de maio de 2014

FUTEBOL: O ÓPIO DO BRASILEIRO

Informações da obra que ilustra o texto
Artista: Luiz Ventura
Título do painel: Futebol
Técnica: pintura com tinta acrílica sobre lona preparada, montada em chassis
dimensões: 1.82 x 4.22 m
data: 2000


FUTEBOL: O ÓPIO DO BRASILEIRO

Para quem não sabe, o ópio é um analgésico bastante poderoso que faz o cérebro da pessoa que o utiliza a funcionar mais devagar. Portanto,  justificando a escolha do titulo presente nesse texto, procurei relacionar essa paixão do brasileiro pelo futebol que tanto lhe emociona, mas que também lhe deixa lento, devagar, no sentido de refletir criticamente questões de ordem política, econômica e ideológica que envolvem essa modalidade esportiva tanto apreciada pelo brasileiro.

Segundo SANTOS e CÁSSIA (2006), os defensores do futebol como ópio, entendiam este esporte como uma das possibilidades de veiculação ideológica do pensamento da classe dominante.


Ainda conforme esses autores na década de 70, para neutralizar a oposição ao regime, o governo fez uso de vários instrumentos de coerção. Da censura aos meios de comunicação, cassação de mandados, banimento do país e aposentadorias forçadas, espalho-se o medo e a violência. a sociedade viveu um momento tenso na história brasileira principalmente com o fechamento do Congresso Nacional, em 1966.

Diante desse clima tenso instalado no país, o presidente Médici (1969-1974), utilizou a paixão do brasileiro pelo futebol para amenizar a crise e ao mesmo tempo desviar a atenção da população para os conflitos políticos daquela época. Em outras palavras, Médici tinha o objetivo de que as pessoas ficassem em suas casas torcendo pela seleção brasileira na copa de 70 ao invés de irem as ruas para manifestar. Tanto é que fez uso da música de Miguel Gustavo "Pra Frente Brasil", para desviar atenção da população com relação a crise econômica, aos problemas sociais, as perseguições, torturas e até mortes dos que faziam oposição ao governo autoritário daquele período. 

Referências Bibliográficas

SANTOS, F. A.,CÁSSIA, R. O Futebol para Além das Quatro Linhas. Educação Física - Ensino Médio. Secretaria de Estado da Educação.Curitiba. SEED, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário